
ORIGEM DO DIA DA MÃE
A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de RHEA, a mãe dos deuses.
Ana Jarvir, no estado da Virgínia Ocidental, q iniciou a campanha para instituir o dia das mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu a mãe e entrou em depresão.

Preoculpadas comaquele sofrimento, de Ana algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe, com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães,vivas e mortas,com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.

A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Durante três anos seguidos, Ana lutou para que fosse criado o dia das mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910,quando. O governador de Virgínia Ocidental, William E Glassacock, incomporou o dia das mães ao calendários de datas comemorativas daquele estado.

Rapitamente, outros estados nortes-americanos aderiam à comemoração. Finalmente, em 1914 o presidente dos Estados Unidos, Woordrow Wilson(1913-1921), umificou a celebração em todos os estados,estabelecendo que o dia Nacional das mães deveria ser comemorado sempre no 2 domingo do mês de maio.

A sugestão foi da própria Ana Jarvis. Em breve tempo,mais de 40 países adotaram a data.
"Não criei o dia das mães para ter lucro".
O sonho foi realizado, mas ironicamente o dia das mães se tornou triste para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, "flor que simboliza a maternidade".
"Não criei o dia das mães para ter lucro". Disse furiosa Ana a uma repórte,em 1923,neste mesmo ano,Ana entrou com um processo para cancelar o dia das mães, sem sucesso Ana passou praticamente toda vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães.

Na maioria das ocasiões, utilizava o próproi dinheiro para levar a causa adiante. Dizia que as pessoas não agradeciam frequêntemente o Amor que recebiam ou recebem de suas mães. O amor de uma mãe é diariamente novo, afirmou ela certa vez.
Ana morreu em 1948 aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todo,por anos seguidos,mais ela nunca chegou ser mãe. Durante a 1 missa das m´~aes, Ana enviou 500 cravos brancos,escolhidos por ela, para uma igreja de Grafton e um telegrama para a congregação,ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia delas deveriam ganhar 2 cravos. Para Ana a brancura do cravo simbolizava(pureza,fidelidade,amor,caridade,e beleza).

Durante anos, Ana enviou mais de 10 mil cravos para a igreja,com o mesmo proposito. os cravos passaram,posteriormente a ser comercializados. No Brasil dia das mães brasileiras foi promovido pela Associação cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no 2 domingo de maio.
Em 1947,Dom Jaime de barros câmara cardeal ARcebispo do Rio de Janeiro,determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Mãe
Quando eu era pequenina,
e não sabia de nada,
foi você,
que me ensinou,
a ser o que sou!
Foi com você,
que nos momentos mais difícieis,
pude falar,
de meus sentimentos mais tristes!
O meu grande orgulho,
é ser seu fruto!

Você,
me deu o presente,
mais valioso,
que me torna,
o seu bem mais precioso!
Obrigado,
por ter me dado,
a vida,
e ser sua filha,
te amo muitooooooooooooooooooo.

segunda poesia:
Mãezinha
Você é a mais doce e pura criatura!
Adedicada esposa,mulher e protetora!
Você...Que me permiti viver e sonhar,
Que me anparou e me ensinou a caminhar,
É seu, o mérito de sucesso que se diz meu!
Pois, você soube transmitir com seu amor,
Sem buscar descanso, com alegria e louvor,
A garra de luta e a grande vontade de vencer!

Você plantou em mim a harmonia e a paz.
Soube ensinar-me a ser alguém
antes de ter.
Você mostrou sempre como amar e a perdoar!

Mãezinha
Você... ensinou-me a respeitar e ser respeitada.
Você... ensinou-me a ter honra e ser horanda!
Você... ensinou-me a sublime a arte de ser mãe.

É com carinho que escrevo essas,lindas palavras as todas mães que,aqui passarem e, para mães de meus visitantes.Espero que todos gostem.